quarta-feira, 11 de junho de 2008

“Culinária de Etnias: Comentários e citações de um escritor gastrônomo”

Perfil da Culinária de Etnias
Misto de Gastronomia e Citações Literárias


Professor da Univates lança livro de Culinária de Etnias




Sua paixão pela culinária já é conhecida pelos alunos do Curso de Gastronomia Gaúcha da Univates. Certeiro e sabedor infalível de seus pratos, o professor João Manoel Moraes da Silva compartilha com a comunidade do Vale do Taquari suas artes na cozinha ao lançar o livro “Culinária de Etnias: comentários e citações de um escritor gastrônomo”.

Publicado pela Editora Univates, o livro possui 156 páginas ilustradas, com cerca de 90 receitas da culinária do Rio Grande do Sul, das cozinhas brasileira, portuguesa, trentina e trivêneta, italiana, de bares e botequins, além de condimentos e condimentações, baseado em vasta bibliografia. “É uma obra diferenciada, com receitas e citações de grandes autores do Brasil que tratam de comidas bem brasileiras e de outras etnias”, explica João Manoel.

O lançamento do livro, realizado na sexta-feira, dia 22 de junho, coincide com o aniversário do autor, que afirmou ser literato desde criança. Além de mestre da culinária e aficionado pela gastronomia, João Manoel também é cronista em jornais da região. “Levei cerca de dois anos para concluir o livro e estou muito feliz em estar realizando este sonho. Não tenho a pretensão de viver profissionalmente com os livros, trata-se mais de uma realização pessoal”, comentou, anunciando que seu próximo projeto será livro sobre culinária de botequins, trabalhando a miscigenação da cultura que existe no ramo. Antes da obra “Culinária de Etnias”, o professor escreveu “Crônicas de um escritor municipal”, lançado em 2004, e “Histórias, fragmentos e crônicas de Conventos Vermelho e Roca Sales”, em 2005.

A obra foi apresentada em almoço festivo na Univates, preparado pelo próprio autor, que contou com a presença de professores, alunos, diretores e familiares. No cardápio, três clássicos da culinária italiana: Spaghetti Alla Carbonara, Spaghetti Alla Bolonhesa e Penne All Prosciutio. Ao final da programação, João Manoel participou de sessão de autógrafos e agradeceu à Fuvates, que acreditou no projeto, a todos que colaboraram na elaboração do trabalho, à fotógrafa Elise Bozzetto, responsável pela produção fotográfica que ilustra a obra, e às “pessoas que conheci ao longo da vida, com as quais aprendi muito”.

O livro pode ser encontrado na Univates, com o professor, ou no meu E-Mail george_kann@yahoo.com.br e, em breve, nas livrarias. Ele também deverá ser utilizado no Curso de Gastronomia Gaúcha da Instituição.

A seguir uma deliciosa receita do nosso Professor



Roca-salense divulga novo livro na Suinofest

Encantado



Durante a sexta edição da Suinofest ocorreu no restaurante do Parque João Batista Marquese uma exposição de obras literárias de autores encantadenses e um encontro de escritores do Vale do Taquari. O evento foi uma promoção da Secretaria Municipal da Educação, Lume Assessoria de Comunicação e Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e). O objetivo do evento foi reunir os escritores para um bate-papo descontraído, trocas de experiências e mostrar as obras dos escritores encantadenses. Na ocasião o escritor roca-salense João Manoel divulgou o seu terceiro livro "Culinária de Etnias – comentários e citações de um escritor gastronômico", que ainda não tem data definida para ser lançado. A edição tem o apoio da Univates, onde ele atua como monitor teórico e prático no Curso de Gastronomia Gaúcha. Nas aulas, ele explana a história dos pratos e a formação gastronômica. Manoel fala que há cerca de um ano a obra começou a ser redigida e que envolveu muita pesquisa. O enfoque principal do livro está na culinária portuguesa, italiana, gaúcha e regional do Vêneto e Trento encontradas em Linha Augusta e Campinhos, em Roca Sales. O escritor conta ainda que desde criança ajudava seu pai e seu tio a cozinharem e sobre o seu prato preferido. O roca-salense tem na ponta da língua, "bacalhau a Gomes de Sá". E ele dá a receita... bacalhau em lascas, batata, cebolada, bastante azeite de oliva, alho, pimenta e para decorar ovos cozidos na água cortados ao meio. Sobre outros lançamentos João Manoel pretende publicar um livro a respeito de botequins. Segundo ele, a próxima obra irá mostrar algo que é marca do Brasil, onde existem rodas de amigos e surgem inúmeras poesias. Entretanto o escritor roca-salense enfatiza que é de fundamental importância que as pessoas leiam independente do tipo literário. "Apesar do grande avanço tecnológico atual, o livro continua vivo, e nunca foi tão vendido e propagandeado como agora", ressalta. João Manoel já tem editados os livros "Crônicas de um escritor municipal" e " Histórias, fragmentos e crônicas de Conventos Vermelhos e Roca Sales". No encontro, Gino Ferri anunciou uma nova edição do livro "Rio Taquari Antas" e os membros da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), a publicação de uma coletânea.

Nenhum comentário: